Sou eu quem faz as compras para o Rachid´s, e nessas andanças vejo e ouço histórias incríveis, assustadoras, engraçadas...troco muitas receitas, pois quem gosta de cozinhar e é masoquista o suficiente para trabalhar no ramo da alimentação (rsrsrs) troca muita receita e só fala de comida quando encontra um parceiro na "luta".
Bem, numa dessas andanças de compras, mais exatamente comprando farinha de trigo, ouvi uma conversa que me abriu os olhos. Vou relatar o fato:
- como você usa o antimofo?
- ah! você deve colocar o antimofo no bolo, vai colocando e se você sentir o gosto dele, na próxima vez coloca menos.
-você usa antimofo em que? (eu perguntei, pois não consegui resistir)
-ah! nos bolos que faço, mais especificamente no bolo de abacaxí pois ele mofa mais rápido.
Fiquei calada, o que é uma raridade acontecer, mas o momento pedia REFLEXÃO.
Nossa! o que a gente come realmente??????
Agrotóxicos mil em frutas e verduras.
Conservantes, aromatizantes, estabilizantes...e o danado do antimofo!
Sei que usam muito em pães que são vendidos em sacos, em BOLOS, etc, etc.
Só me veio uma coisa em mente: NÃO COMO BOLO EM TODO CANTO, agora prefiro o bolinho caseiro, que mofa MESMO!
Veja o que achei:
ACIDULANTES (ÁCIDO ACÉTICO): aumentam a acidez, ou simplesmente dão ou intensificam o sabor ácido. Pode ajudar na conservação, por atenuar o aparecimento de certos microorganismos ao aumentar o Ph do meio. Aumentam ainda a eficácia de conservantes. Quando usados demasiadamente, podem provocar cirrose hepática, descalcificação dos dentes e dos ossos.
ANTIOXIDANTES: são compostos que previnem a deterioração dos alimentos por mecanismos oxidativos. A oxidação envolve a adição de um átomo de oxigênio ou a remoção de um átomo de hidrogênio das moléculas que constituem os alimentos. Os mais usados são ácido benzoico, nitratos e nitritos. Podem causar alergia, distúrbios gastrointestinais, dermatite, aumento de mutações genéticas, hipersensibilidade, câncer gástrico e do esôfago.
CORANTES: podem ser naturais ou sintéticos — esses, geralmente em pó ou em grãos, são tóxicos. Como, porém, a concentração usada é muito pequena, não chega a ser preocupante. Mesmo assim, certos corantes permitidos no Brasil (a exemplo do Allura) foram proibidos em vários países (como o Canadá), porque podem causar reações alérgicas, convulsões e câncer.
» ESPESSANTES OU ESTABILIZANTES: a principal função é aumentar a viscosidade do produto final, bem como estabilizar emulsões. A formação e a estabilização de espuma em vários produtos também são efeitos desses aditivos. Podem provocar irritação da mucosa intestinal e ação laxante.
» UMECTANTES: responsáveis por manter o alimento úmido e macio. No coco ralado, por exemplo, é adicionada glicerina. Nos marshmallows, adiciona-se monoestearato glicérico. Podem causar distúrbios gastrointestinais e da circulação pulmonar.
FLAVORIZANTES: são responsáveis por dar ao produto industrializado sabor característico ao in natura. Podem causar câncer e alergias.
» GORDURA TRANS: é a gordura vegetal transformada em gordura sólida. Também conhecida como óleo hidrogenado, é usada para dar crocância e consistência aos produtos industrializados. Causa obesidade, câncer de mama e doenças cardivasculares, em decorrência do aumento do colesterol ruim e da diminuição do colesterol bom.
» AGENTES ADOÇANTES: estão presentes em produtos destinados a consumidores que precisam de restrição calórica, portadores de diabetes ou pessoas que têm problemas ao ingerir certos açúcares. Os mais usados na indústria são o aspartame e os elaborados a partir de ciclamato de sódio e sacarina sódica, que podem provocar câncer, o que ocorreu com estudos em ratos. Por isso, embora vendidos livremente no Brasil, foram proibidos nos EUA, ainda que sem testes em seres humanos.
E por aí vai.
TODO CUIDADO É POUCO!
Trabalhamos com comida, e asseguro que NUNCA utilizamos algum desses vilões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário