sábado, 29 de janeiro de 2011

O cheiro do pão



O cheiro do pão quentinho acabando de sair do forno é dos deuses. Realmente a culinária é uma ciência, uma ALQUIMIA muito interessante e instigante.
Voltando a falar do PÃO (este alimento sagrado), posso afirmar por experiência própria que mesmo os ingredientes sendo os mesmos (tipo água, óleo, farinha,sal e fermento), a ordem, ou a proporção de cada um destes ingredientes "alquimicos", produzem uma diversidade maravilhosa de pães.
Não podia, de forma alguma, me esquecer de falar da água e do fogo, elementos da natureza, que tem um papel importantíssimo também na culinária.
Já falei a vocês que todo cozinheiro é um "alquimista" disfarçado. "Brincando" com esses elementos divinos eles criam maravilhas que nos levam ao paraíso. Podem também nos fazer descer ao "inferno", quando a mistura não dá muito certo, ou quando nosso organismo rejeita o alimento ingerido (não preciso explicar sobre isso, cada um já teve uma experiência a esse respeito).
Como os deuses gregos o alimento tem o lado bom e o negativo.
Muito em breve estarei postando as receitas com as fotos das comidas que adoro fazer e compartilhar com os amigos e com meu marido e minhas filhas.
Muitos pães em suas vidas, com muita fartura de alimentos e amor.
Beijos,
Suraya

Um comentário:

  1. ... mmmm... O cheiro do pão, quinze para o meio-dia, barriga totalmente pedindo algo!! Dá sim pra sentir o gostinho do pão. Alimento mais que sagrado -eterno!!! Imagino inúmeras variações deste, com as misturas mais incríveis... Fui criado apreciando este divino alimento, preparado por mãos de minha "tia-madirnha", uma segunda-mãe que me acompanhou por muitos anos de minha vida, e sei que além dos ingredientes citados acima, há o amor, a vontade de fazer algo sublime... Esse desejo se refletia no sorriso desta maravilhosa pessoa quando chegávamos hipnotizados e arrastados pelo odor inconfundível que invadia nossas narinas até chegar à alma... Prazer, prazer puro que me fazia ficar "rodeando-a", clamando pelo meu pedacinho -só um...!!!
    Hoje, sei que é um sacrilégio, mas como não consegui (ainda) dominar a arte de ser padeiro, disponho de uma máquina de pão... Não, não se ofenda com isso. Claro que nunca será igual ao pão "original", mas seu cheiro e seu sabor remetem-me a uma éopca distante e feliz em minha vida... Hoje, completo minha felicidade-gastronômica assim...
    Chega -deu fome!! Parabéns pelo blog. Mesmo engordando, seguirei em busca de receitas...

    ResponderExcluir