quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Falafel... ADORO!!!!



    Huuuuuuuummmmmmm !!!!!!!!!!!!!!!!!!


Nossa! Se eu tiver que definir o FALAFEL, seria como o "manjar dos deuses".

Adoro a cozinha mediterrânea (vai ver está no sangue), mas o falafel, de longe, é o meu preferido. Era o meu maior desejo durante minha gravidez no Líbano, chegava a ser "possessiva" com relação ao saquinho contendo 20 unidades deste maravilhoso "bolinho". Só minha melhor amiga Tânia, esposa do meu primo, era agraciada com a divisão exata de 18 "bolinhos" - 9 para cada uma, com direito a brinde de falafel e tudo, com muita risada. Digo 18, pois meu marido e meu primo só tinham direito de 1 cada um (20-2=18).

Eram brindes e conversas maravilhosas com Tânia. Conversas em Russo, Português, Inglês e Árabe, kkkkk, só nós duas nos entendíamos perfeitamente, pois meu marido e meu primo NUNCA conseguiram acompanhar nossas conversas. Acho que quando há afinidade e amor, as palavras são o de menos. A gente acaba se entendendo telepaticamente, de coração para coração. Tânia até participava das esquisitices de comer maçã verde com ketchup. Já disse, amor é amor...

Voltando ao falafel, são bolinhos de grão de bico temperados com alho, sal, pimenta do reino e salsinha. Uma fonte poderosa de ferro para o organismo. e quando feito o sanduíche, se coloca tomates, hortelã, picles e um molho de Tahine por cima, enrolado no pão árabe. Huuummm, é de comer gemendo.

      A paixão não é só minha. Sou apenas mais uma dentre milhões. a coisa é tão séria que chefes libaneses entraram para o Guinness, livro dos recordes, ao prepararem no dia 9 de maio de 2010, a maior porção de Falafel do mundo, 130 mil bolinhos pesando pouco mais de cinco toneladas, como forma de promover o país. Minha nossa!!!! Onde eu estava??????


Realmente sou apaixonada por grão de bico.

Falafel, receita:



1kg de grão de bico seco

1 maço de salsinha picado

2 dentes de alho

2 cebolas grandes

2 col. de sopa de farinha

1 col. chá de pimenta do reino

1 col. chá de canela

1 col. chá de cominho

1 col. chá de páprica doce

 ½ col. chá de bicarbonato de sódio

 Sal a gosto

 1 litro de óleo vegetal (para fritura)

Hidrate o grão de bico em água por 24 horas e depois escorra.

Processe bem todos os ingredientes, com exceção dos temperos e do bicarbonato, em um processador elétrico.

Misture com a mão ou com a ajuda de uma colher os temperos e o bicarbonato à massa processada e deixe descansar por 30 minutos.

Forme os bolinhos do Falafel com o molde especifico (encontrado em casa de especialidades árabes) ou faça pequenas almôndegas usando a mão e amasse para formar um disco espesso.

Frite em óleo quente até ficar com a cor marrom. Lembrado sempre que em frituras a gente retira o que se está fritando, do óleo quando estiverem uns dois tons abaixo da cor que desejamos, pois o óleo, mesmo depois que você retira, continua a fritar a comida.

Sirva quente acompanhado do pão sírio, molho de Tahine, pepino em conserva, tomate e hortelã. Ou na forma de sanduíche, enrolado no pão árabe.



BOM APETITE !!!!!!


















Um comentário: